Atualmente vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a Perpart S/A atingiu a marca de 4.133 escrituras de casas regularizadas em Pernambuco no primeiro ano da atual gestão estadual. O número alcançado em 2023 é três vezes maior do que o realizado nos quatro anos anteriores, quando foram entregues 1.329 escrituras.
“A Perpart se reinventou e assumiu seu protagonismo na Habitação do Estado. Focamos na eficiência, numa equipe especializada, em parceiras, em convênios com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e com as prefeituras. Estamos trabalhando em todo o Estado”, disse o presidente da Perpart, Francisco Amaral.
“O número de regularizações vai crescer exponencialmente porque a gente firmou convênios como aquele assinado em outubro com o Tribunal de Justiça de Pernambuco”, reforça a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes.
O acordo com o TJPE inclui uma parceria importante com os cartórios de imóveis, dentro do Programa Moradia Legal, da Justiça pernambucana, que tem o mesmo objetivo de regularizar a documentação de propriedades de famílias de baixa renda.
Cooperação — A busca por cooperação também envolve os municípios. A primeira foi firmada com a prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, e vai permitir a regularização de centenas de casas. O segundo acordo foi assinado com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e vai focar em prédios. Com isso, a expectativa é registrar a escritura de mais de 10 mil imóveis somente neste município da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Os bons resultados apresentados ao longo deste ano são facilmente representados em frentes como a venda de imóveis que integram o patrimônio da companhia, mas que estavam desocupados. Em 2023, a negociação rendeu R$ 5,829 milhões e o valor é todo destinado para o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis), uma das fontes de financiamento do Programa Morar Bem PE.
Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco, edição nº 3/2024