Skip links

Notariado Mundial vem ao Brasil para debater a atividade nos 91 países membros

Notariado Mundial vem ao Brasil para debater a atividade nos 91 países membros

União Internacional do Notariado fará reuniões de suas Comissões, Grupos de Trabalho, Conselho de Direção e Assembleia de Notariados Membros durante o Encontro Mundial, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, em Brasília.

A União Internacional do Notariado (UINL), entidade que representa mundialmente a atividade, realizará debates de suas Comissões, Grupos de Trabalho, Conselho de Direção, Conselho Geral e Assembleia de Notariados Membros durante o Encontro Mundial do Notariado e o XXV Congresso Notarial Brasileiro, eventos que acontecerão entre os dias 6 e 10 de novembro, na cidade de Brasília (DF), no Hotel Royal Tulip. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site https://eventos.notariado.org.br/uinl.

A partir do dia 7 de novembro, notários de 91 países do mundo iniciam os debates sobre a atividade nos cinco continentes onde a atividade notarial do tipo latino se faz presente. A entidade mundial do notariado traz para o Brasil os debates de suas Comissões e Grupos de Trabalho, a reunião do Conselho de Direção da UINL, bem como as Reuniões do Conselho Geral e da Assembleia Geral dos Notariados Membros.

A programação do evento da UINL se estenderá por quatro dias, englobando ainda o Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização, que reunirá painéis temáticos sobre iniciativas digitais que estão sendo adotadas em todo mundo, com exemplos de cases do Brasil, Espanha, França, Itália, Estônia, China, Colômbia, Alemanha, entre outros. Já na esfera relacionada à desjudicialização, serão destacadas iniciativas de projetos diferenciados adotados no México, Japão, Bélgica, Suíça, Áustria, entre outros. Detalhes do evento podem ser acessados na página https://eventos.notariado.org.br/simposio-mundial/.

O evento promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com a União Internacional do Notariado Latino (UINL) e a Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), debaterá temas como cooperação notarial internacional, finanças, igualdade de gênero, direitos humanos, previdência social, trabalho digital e autenticidade, combate à lavagem de dinheiro, organizações internacionais e congressos.

Representante do Brasil no Conselho de Direção da União Internacional do Notariado (UINL), Ubiratan Guimarães ressaltou a honra de receber em solo brasileiro os representantes de 91 países que compõem a UINL. “Confiamos que seremos capazes de fortalecer laços de cooperação e promover o intercâmbio de experiências entre as nações, contribuindo assim para o aprimoramento constante da profissão”, ressaltou. “Tenho certeza de que juntos, com diálogo e dedicação, alcançaremos avanços significativos que beneficiarão não apenas a comunidade notarial, mas também a sociedade como um todo.”

A presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, destacou a oportunidade de testemunhar debates enriquecedores e construtivos, envolvendo notários de 91 países ao redor do mundo. “Esta iniciativa exemplar, que traz para o Brasil as discussões das Comissões e Grupos de Trabalho da UINL, bem como as reuniões do Conselho de Direção, do Conselho Geral e da Assembleia Geral dos Notariados Membros, demonstra o nosso compromisso coletivo com a excelência e a evolução constante da atividade notarial em escala global.”

Encontro Mundial do Notariado & o XXV Congresso Notarial Brasileiro

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a capital federal, Brasília, será sede do Encontro Mundial do Notariado & do XXV Congresso Notarial Brasileiro, eventos que reunirão tabeliães de notas de todo o país ao lado de profissionais de outros 91 países do mundo que adotam o modelo do notariado latino, o mesmo praticado no Brasil. As inscrições para os eventos que acontecerão no Hotel Royal Tulip estão abertas no site https://eventos.notariado.org.br/.

Promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com a União Internacional do Notariado Latino (UINL) e a Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), o Encontro contará com a realização de quatro eventos internacionais e mais três projetos especialmente desenvolvidos para esta oportunidade.

O calendário dos eventos que comporão o Encontro Mundial é composto pela 110ª Sessão Plenária e Reuniões da Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), que acontecerão durante os dias 6 e 7 de novembro, o Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização, que acontecerá nos dias 8 e 9, as Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado (UINL), que serão realizadas entre os dias 7 e 10, e o XXV Congresso Notarial Brasileiro, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro.