Skip links

Cartórios de Notas de Pernambuco se unem para a realização da 1ª Jornada Notarial da Família

Cartórios de Notas de Pernambuco se unem para a realização da 1ª Jornada Notarial da Família

A ação de assessoramento notarial gratuito foi realizada no sábado (30), em diversos municípios do estado.

Recife, PE – No último sábado (30/09), os cartórios de notas pernambucanos realizaram uma importante mobilização em prol da segurança jurídica das famílias. Tabelionatos de Notas de diversos municípios uniram-se na 1ª Jornada Notarial da Família, ação inédita e de alcance nacional que teve como objetivo tirar as dúvidas da população por meio de assessoramento notarial gratuito.

Em Recife, a mobilização foi realizada no Expresso Cidadão do Shopping RioMar. Com início às 9h, o evento foi promovido pela equipe do Cartório Andrade Lima, com o apoio do CNB/PE. Na ocasião, notários estiveram de plantão no local para prestar orientação ao público sobre dúvidas referentes a atos como divórcio, união estável, testamento, doação ou outras questões jurídicas ligadas à família.

A presidente do CNB/PE, Dayse Nunes, esteve presente no evento e falou sobre o engajamento dos notários de Pernambuco para o sucesso da Jornada. “Além daqui em Recife, temos ações sendo realizadas em diversos municípios do Estado, como Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Bom Conselho, Brejão, entre outros. Essa participação mostra que os tabeliães de Pernambuco estão empenhados em levar informações para toda a sociedade, cumprindo um importante papel social”, afirmou.

Izael Luiz, 37 anos, foi um dos cidadãos atendidos durante a ação. Acompanhado de sua filha Sofia, o pernambucano buscou esclarecimentos sobre o ato de união estável. “O atendimento foi perfeito para mim, ajudou a esclarecer as dúvidas que eu tinha. Era o que eu precisava saber”, comentou.

A coordenadora do Expresso Cidadão Pina, Ana Braga, prestigiou a mobilização e destacou a importância da atividade. “Essa ação é muito importante e é excepcional que ela ocorra aqui, no Expresso Cidadão, pois já é um projeto que ajuda tanto a população que necessita de tantos outros serviços. E essa iniciativa, a Jornada, auxilia muito nessas necessidades. Facilita a compreensão dos direitos de cada cidadão e torna acessível a compreensão de atos feitos em cartórios, que muitas vezes eles não conhecem, e que são essenciais”, comentou.

A culminação da Jornada ocorreu em um evento realizado durante o período da tarde em Jaboatão dos Guararapes, município localizado na zona metropolitana do Recife. Os cinco cartórios de notas da cidade colaboraram em uma ação realizada no Rotary Club Jaboatão, no Centro. Durante a ocasião, além das orientações oferecidas ao público, também houve a doação de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas famílias foram localizadas e previamente cadastradas pelo Instituto Vizinhos Solidários, entidade parceira do CNB/PE na realização da Jornada.

A tesoureira do CNB/PE e também tabeliã do 2° Tabelionato de Jaboatão dos Guararapes, Graziella Guerra, foi uma das organizadoras do evento. “Foi uma ação inédita, onde os quatro cartórios da cidade estiveram unidos em um único propósito, levar atendimento aos cidadãos que mais precisam. Uma ação hiper importante que deve ser disseminada ao longo do ano para que a comunidade, toda população, especialmente a jaboatonense, possa ter acesso a todos os atos que são feitos dentro dos tabelionatos”, afirmou.

A presidente da Anoreg/PE, Alda Paes, também marcou presença na mobilização. “É com muita satisfação que a gente vem ao Jaboatão Centro trazer cidadania a população, buscando tirar dúvidas, para com isso trazer uma forma mais acessível e digna a população”, comentou. Durante a ação, a jaboatonense Isabelle Ramos de Souza, 28 anos, conseguiu o assessoramento para tirar dúvidas sobre herança. “Eu gostei bastante do atendimento, vou sair daqui com a minha dúvida esclarecida”, disse.

Lançamento especial do TabeLeão

O dia também foi marcado pelo lançamento especial do novo mascote do CNB/PE, o TabeLeão. Inspirado no Leão do Norte, símbolo do povo de Pernambuco, o mascote foi criado em alusão à coragem e ao espírito combativo dos pernambucanos. A ideia foi elaborada pela Diretora de Eventos da seccional, Thuanny Barros, e o nome escolhido foi do substituto do Cartório Algacyr Barros – 2º Oficio de Notas e de Protesto, Artur Sampaio. A arte, animação e locução são de autoria do artista Daniel Giffoni.

Na ocasião também foi lançada a cartilha “Inovação, tecnologia e segurança jurídica: O importante papel dos Tabelionatos de Notas”, com explicações sobre os serviços oferecidos pelos cartórios. O documento, que foi planejado com carinho para a Jornada, reúne informações sobre os principais atos notariais disponíveis para a população, como escrituras públicas, procurações, declaração de união estável, reconhecimento de paternidade, entre muitos outros. Faça o download da cartilha abaixo:

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/PE.