Skip links

Desembargador Ricardo Paes Barreto completa um ano à frente da Corregedoria Geral da Justiça

Desembargador Ricardo Paes Barreto completa um ano à frente da Corregedoria Geral da Justiça

Neste mês de fevereiro, o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto completa um ano à frente da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE). Ao longo de 2022, ao lado de juízes e juízas, servidores e servidoras da CGJ-PE, a gestão realizou diversas atividades que objetivaram o avanço do Judiciário estadual, sempre com compromisso com a eficiência na prestação de serviço à sociedade pernambucana e apoio aos magistrados(as) e servidores(as). O balanço do primeiro ano pode ser acessado clicando AQUI.

Na avaliação do corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, foi um ano de atuação intensa, com foco na melhoria do acesso à Justiça e gestão nas unidades. “Neste ano, o planejamento e a ação já começou. Avançamos muito, precisamos reconhecer. Mas ainda temos muito trabalho a fazer e estamos comprometidos”, ressaltou.

As Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nortearam as ações realizadas e foram constantemente fiscalizadas por meio de inspeções nas unidades judiciárias e extrajudiciais do Estado, a fim de garantir orientação e suporte. A Cemando teve sua atuação expandida, passando a funcionar em 38 comarcas e tornando mais eficiente a distribuição e cumprimento de mandados.

A destinação adequada dos bens apreendidos em processos criminais é uma das principais preocupações da gestão do desembargador Ricardo Paes Barreto. Leilões judiciais já arremataram 450 veículos que foram apreendidos e encontravam-se vinculados a processos judiciais, com uma arrecadação de R$ 1.335.295,00. O intuito é minimizar a desvalorização natural desses veículos. O valor está depositado em contas judiciais vinculadas aos processos.

A atual gestão ainda vem garantindo a doação de milhares de peças a Organizações Não Governamentais, responsáveis pelo reaproveitamento e uso sustentável em ações sociais. Mutirões da Cidadania, entre outras ações voltadas para populações vulneráveis, também asseguraram a emissão de segundas vias gratuitas de certidões para pessoas que não possuem suas documentações.

Autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo também foram reconhecidas por seus serviços prestados e pelas parcerias realizadas com a Corregedoria e receberam homenagens em diversas ocasiões, como no evento de comemoração dos 51 anos da CGJ-PE.

Acesse o balanço de um ano de gestão AQUI e saiba mais sobre a atuação da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco.

Fonte: Ascom CGJ-PE