Skip links

Presidente do CNB/CF se reúne com integrantes brasileiros da Comissão de Assuntos Americanos

Presidente do CNB/CF se reúne com integrantes brasileiros da Comissão de Assuntos Americanos

A presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros, se reuniu na manhã desta quinta-feira (11.05) com os integrantes brasileiros da Comissão de Assuntos Americanos (CAAm) para debater os trabalhos desenvolvidos na última plenária do comitê que ocorreu em Guayaquil, no Equador. Em videoconferência, 13 integrantes relataram suas experiências nos temas de suas respectivas comissões e apresentaram um relatório final sobe os trabalhos desenvolvidos durante o evento internacional.

Os participantes foram selecionados no começo do ano pela diretoria do CNB/CF dentre dezenas de inscritos e participaram, pela primeira vez, do encontro semestral da Comissão que reúne notários de todas as Américas para o desenvolvimento da atividade e a troca de conhecimentos entre jurisprudências. A presidente do CNB/CF aproveitou a ocasião para parabenizar o engajamento de todos os tabeliães que participaram da comitiva brasileira e representaram o Notariado do País perante outras 22 nações do Direito Latino.

Para Giselle, é necessário manter uma estrutura de laboração focada na troca de experiências e na importação de práticas que possam beneficiar e aprimorar a atividade notarial no Brasil. “Esta é uma oportunidade de estendermos nossas fronteiras e trazer aprendizado relevante para a nossa realidade. Relatórios de trabalho como este, hoje entregues, enriquecem o debate acerca de novas funções notariais e de novos serviços”, explicou.

O vice-presidente do CNB/CF e conselheiro da União Internacional do Notariado (UINL), José Renato Vilarnovo, que acompanhou a comitiva brasileira na 109ª Plenária da CAAm, lembrou que a comunidade de países do Notariado Latino compartilha há décadas as conquistas e trabalham em prol da atividade. “Há muito trabalho pela frente. Com a verdadeira motivação de que temos um Notariado mundial comungando dos mesmos princípios e sistema seguidos pelo Brasil, busquemos exercer nosso mister na certeza da recompensa do serviço essencial de justiça preventiva que prestamos, e busquemos demonstrar para a sociedade brasileira em geral essa realidade na prática”, disse.

Para o tabelião de Santa Cruz do Sul/RS, Luiz Dias Martins Filho, membro da Comissão de Integração e Tratados, no Encontro da CAAm em Guayaquil/Equador, “ficou reforçada a conclusão de que a união de todos fortalece o notariado, não só internacionalmente, mas especialmente no âmbito nacional. Inferimos também que ainda há muito a construir e a aperfeiçoar. A vivência foi enriquecedora, tanto pessoal quanto profissional e institucionalmente”, disse.

“Com muita alegria e entusiasmo percebo que uma nova diretriz está sendo traçada pela CNB/CF em relação à representação dos notários brasileiros no exterior. Temos muito a aprender, mas também a contribuir com os colegas estrangeiros a partir de conquistas e aperfeiçoamento da atividade”, disse Fábio Paiva, tabelião em Rio Tinto/PB e membro da Comissão de Combate à Lavagem de Dinheiro.

Já Caroline Romano, tabeliã em Serra/ES e membro da Comissão de Sucessões, o encontro dos Notariados das Américas “tem sido uma experiência engrandecedora e que nos dá dimensão do reconhecimento social que a profissão tem perante o mundo. E nos chama a promover cada vez mais debates acadêmicos sobre a área”. A 110ª Plenária acontecerá em Brasília/DF entre os dias 5 e 7 de novembro, no hotel Royal Tulip. Até lá, os integrantes da Comissão de Assuntos Americanos permanecerão a realizar encontros virtuais para o desenvolvimento dos assuntos de seus respectivos grupos de trabalho

FonteCNB/CF