Skip links

Novo presidente do STF: Barroso explica quais serão os eixos de sua gestão

Novo presidente do STF: Barroso explica quais serão os eixos de sua gestão

Ministro define três metas de atuação: conteúdo, imagem e relacionamento.

Ministro Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF e do CNJ nesta quinta-feira, 28, a partir das 16h, tendo como vice o ministro Edson Fachin. Em entrevista exclusiva ao vibrante matutino Migalhas, S. Exa. contou como será sua gestão à frente da Corte.

Como presidente, Barroso quer desenvolver três eixos principais: conteúdo, imagem e relacionamento.

Com relação ao conteúdo, o ministro explicou que o Judiciário precisa cumprir seus principais papéis, quais sejam: a proteção dos direitos fundamentais, a preservação da democracia e a melhoria na eficiência da Justiça no Brasil.

No que tange à imagem, Barroso destacou que o Judiciário se comunica mal com a sociedade.

“As pessoas frequentemente não entendem o que o Judiciário faz. Podem divergir porque faz parte da vida, mas é preciso que o Judiciário consiga se comunicar melhor com a sociedade, inclusive explicando melhor as suas decisões.”

A respeito do relacionamento, o novo presidente do STF salientou que o Judiciário precisa estar em contato com todos os setores da sociedade para estabelecer pontes e produzir sinergias.

Por fim, afirmou que pretende investir o máximo de energia na melhoria da eficiência do Judiciário, especialmente na celeridade dos processos.

“Tudo que não está funcionando bem precisa ser equacionado e enfrentado.”

Assista: https://www.youtube.com/embed/QUDthKfFzv0?autoplay=1 

Fonte: Migalhas